sábado, 2 de junho de 2012

relatório final da formação


Centro de Formação da Associação de Escolas Bragança Norte.


Oficina de Formação – “A Biblioteca Escolar2.0”
2011-2012

Formanda: Helena da Conceição Neves Andrade


REFLEXÃO CRÍTICA FINAL

Consecução dos objetivos
Esta Oficina de Formação  deu resposta às minhas lacunas pessoais na área das novas tecnologias e permitiu o desenvolvimento de competências que me vão possibilitar usar as novas tecnologias  como recursos  didáctico-pedagógicos na Biblioteca Escolar.
Esta oficina dotou-me de competência para utilizar novas estratégias de ação, assumindo -me como uma professora bibliotecária interveniente, crítica,  e empreendedora na aplicação das Novas Tecnologias de Informação.

Adequação da metodologia aos participantes
No início da formação foi definida de forma clara a metodologia a seguir e a forma   como seriam lecionados os conteúdos. Penso que esta foi adequada aos formandos, pois permitiu que cada um trabalhasse ao seu ritmo.

Duração
O número de horas de trabalho solicitado por vezes não foi o suficiente dado o grau de dificuldade da tarefa a realizar. Penso que em algumas sessões foi pedida a realização de um número de tarefas para as quais o tempo dado não foi o suficiente.

 Cronograma da ação
A lecionação dos conteúdos da acção da formação foi feita  por etapas e o período de tempo destinado a cada sessão permitiu que geríssemos o tempo de acordo com o nosso trabalho e tarefas pessoais, havendo, no entanto, necessidade de mais tempo para algumas sessões dado o número de tarefas solicitado e o grau de dificuldade da sua execução.

Grau de participação do formando
Feita uma análise desta formação, posso dizer que me senti motivada, desde o início, uma vez que, para mim, foi uma mais valia na aquisição de conhecimentos e de capacidades a serem transportadas para o meu espaço de trabalho: a Biblioteca escolar.
Durante as sessões não presenciais, houve a possibilidade de  uma partilha de saberes, de dúvidas, de diversidade das opiniões. Estas   intervenções  levaram a que cada um de nós enriquecesse mais os seus conhecimentos.
Nas  sessões não presenciais, elaborei as tarefas propostas pelas formadoras. Não realizei duas tarefas, numa sessão em que foram propostas quatro.
Senti que ao longo desta formação, esta resultou, para mim, uma mais valia de conhecimentos e de capacidades na utilização de recursos que podem ser transportados para uma dinamização pedagógica na biblioteca escolar e na produção de materiais de apoio para as aulas e para outras áreas em que os professores estejam envolvidos e que implique o processo de ensino/aprendizagem.
Documentos disponibilizados
Os documentos disponibilizados pela formadoras foram fundamentais  para a realização das tarefas solicitadas. Eram documentos muito claros em relação ao tema da sessão e foram recursos essenciais para a aquisição de conhecimentos. São documentos que futuramente vão servir  para a execução do trabalho de professor bibliotecário.

Documentos disponibilizados
Os documentos disponibilizados pela formadoras foram fundamentais  para a realização das tarefas solicitadas. Eram documentos muito claros em relação ao tema da sessão e foram recursos essenciais para a aquisição de conhecimentos. São documentos que futuramente vão servir  para a execução do trabalho de professor bibliotecário.

Avaliação global da ação
Os objectivos desta ação foram atingidos.
Considero que os temas, as metodologias e os conteúdos abordados foram tratados de forma pertinente e adequada. Fiquei com uma perspectiva mais  aprofundada das novas tecnologias disponíveis nas Bibliotecas escolares e das suas  potencialidades.
As diferentes tarefas propostas ao longo das  sessões foram  adequadas tanto em termos de seleção como de implementação, com um equilíbrio entre a componente prática e a teórica.
Quanto aos meios utilizados, a sua utilização foi adequada ao  desempenho global da Oficina de Formação.
Assim, globalmente, penso que a ação foi bem sucedida, no formato em que decorreu, obedecendo a uma adequada gestão pela parte das formadoras. Esta formação em que a aplicação prática dos saberes, aliada a uma adequada dinâmica pedagógica, promovendo o debate e a troca de experiências e saberes, constituiu um  enriquecimento para mim, com evidentes  implicações no meu trabalho como professora bibliotecária.
Sugestões
Sugeria uma ação de formação no âmbito da gestão documental: “ Arquivo de documentos em Bibliotecas Escolares”









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